
Entre os dias 19 e 21 de março, de quarta a sexta-feira, quem passar pela Estação de Metro da Trindade, no Porto, poderá realizar gratuitamente um rastreio ao cancro colorretal.
A iniciativa, organizada pela Europacolon Portugal – Associação de Apoio ao Doente com Cancro Digestivo, faz parte das ações de sensibilização do Mês Europeu de Luta Contra o Cancro Colorretal.
Em nota enviada à imprensa, é referido que o rastreio será feito através do teste de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSOF), um exame simples que pode ajudar a detetar precocemente a doença.
Atualmente, o cancro colorretal é a segunda principal causa de morte por cancro no país, com cerca de 4.000 vítimas por ano. No entanto, quando identificado numa fase inicial, a taxa de cura pode ultrapassar os 90%.
Além da realização dos testes, a ação pretende informar a população sobre a importância da prevenção e incentivar a realização de rastreios regulares.
Para isso, contará com o apoio da Synlab Portugal, responsável pelos dispositivos e análises, da Metro do Porto, que cede o espaço, e de estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESS Norte CVP), que estarão no local para ajudar na orientação e esclarecimento de dúvidas.
A iniciativa decorre diariamente entre as 10h e as 18h, sendo que todos poderão aproveitar esta oportunidade.