
De 11 a 27 de julho, a cidade da Póvoa de Varzim volta a ser palco do Festival Internacional de Música, que este ano celebra a sua 47.ª edição com um programa que reúne alguns dos mais prestigiados intérpretes da atualidade.
Entre os nomes confirmados estão os pianistas Alexander Melnikov e Nelson Goerner, o violoncelista Nicolas Altstaedt, o agrupamento La Néréide, da soprano portuguesa Ana Vieira, e várias orquestras de renome internacional.
Ao longo de mais de duas semanas, o festival propõe 15 concertos, que percorrem cinco séculos de música europeia, da Renascença à contemporaneidade. A Orquestra Liceu de Havana encerrará a edição deste ano, enquanto a abertura ficará a cargo da Folkwang Kammerorchester, de Essen. Também marcarão presença a Orquestra Gulbenkian, no primeiro fim de semana, e a Orquestra Juvenil Afegã, que trará um programa que cruza tradição afegã e música de Mozart.
De acordo com o Porto Canal, a programação destaca ainda a estreia de uma nova obra da compositora portuguesa Fátima Fonte, com interpretação do Ensemble Contemporâneo da Póvoa de Varzim, e uma conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, dedicada a Carlos Paredes, no centenário do nascimento do guitarrista.
Entre os solistas convidados estão a pianista Momo Kodama, o trompetista Jeroen Berwaerts, o tangedor de teorba Thomas Dunford, e o Ensemble Voces8 Scholars, que apresentará um programa que cruza repertório antigo e criação contemporânea.
A música de câmara estará em destaque com a atuação do Quatuor Ébène, o Quarteto Verazin e o ensemble ars ad hoc, que interpretará a obra vencedora do 18.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, além do célebre Pierrot Lunaire, de Schoenberg.
A programação inclui ainda o projeto “Mozart y Mambo”, que junta a Orquestra do Liceu de Havana e a trompista Sarah Willis, numa fusão entre a música clássica e os ritmos cubanos. Este concerto de encerramento terá lugar na nova Arena da Póvoa de Varzim. Os restantes concertos decorrerão na Igreja Matriz, na Igreja de São Pedro de Rates, no Cine-Teatro Garrett e no Auditório Municipal.
Organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com direção artística do pianista Raul da Costa, o festival volta a afirmar-se como uma referência no panorama musical nacional. A programação completa pode ser consultada no site da autarquia.