PUB
Amanhecer - sacão

Vai haver um Festival de Marionetas a 20 minutos do Porto: com mais de 70 atividades

Vai haver um Festival de Marionetas a 20 minutos do Porto: com mais de 70 atividades

A 11.ª edição do festival Ei! Marionetas arranca esta sexta-feira, dia 4 de julho, em Gondomar, e prolonga-se até 17 de julho, com um total de 71 atividades programadas em seis freguesias do concelho. O evento reúne quatro companhias internacionais e 11 nacionais, incluindo espetáculos, oficinas e exposições.

Organizado pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, o festival abre oficialmente com a peça “Lobo Mau”, da Red Cloud Teatro de Marionetas (Aveiro), marcada para as 21h30 de sexta-feira no Auditório Municipal de Gondomar. Antes do espetáculo, será prestada homenagem a Delphim Miranda, destacado pela organização como uma “figura icónica ligada à difusão da marioneta com forte valor educativo e pedagógico”. (via Porto Canal)

O programa do primeiro fim de semana inclui ainda os espetáculos “Queres que eu te conte?”, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT (Tondela), no sábado às 17h00, e “Cabaret Voltaire”, da S.A. Marionetas (Alcobaça), às 21h30, ambos no Auditório Municipal. A programação contempla também a inauguração de uma exposição de Sandra Neves, criadora de cenografia, máscaras e marionetas, patente na Biblioteca Municipal Camilo de Oliveira.

O segundo fim de semana destaca a peça “World Stars Show”, da companhia turca Cemal Fatih Polat Karagöz Theater, dia 12 às 11h00, no Auditório Municipal. Segue-se “Sopa de Pedra”, da Fio d’Azeite – Marionetas do Chão de Oliva (Sintra), com apresentações nos Moinhos de Jancido (13 de julho, às 10h00) e nos jardins da Biblioteca Municipal (dia 14, às 16h00).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Outros momentos do festival incluem:

  • “Alguma Coisa”, de Fábio Superbi (Brasil), nos Jardins da Biblioteca Municipal (12 de julho, às 17h00) e no Largo do Laranjal/Parque Desportivo de Melres (13 de julho, às 16h00);
  • “Bonecos de Santo Aleixo – Auto da Criação do Mundo”, do CENDREV – Centro Dramático de Évora, no Auditório Municipal (12 de julho, às 21h30);
  • “O Velho Eremita”, da Krisálida – Associação Cultural do Alto Minho (Viana do Castelo), no mesmo espaço, dia 13, às 17h00.

O festival conta ainda com a presença da prestigiada artista belga Natacha Belova, fundadora da companhia Tchaïka Theatre Company, que orienta a oficina “Aparição – Investigação sobre Figuras de Marionetas” entre 14 e 17 de julho, no Auditório Municipal. A apresentação final será feita ao público no último dia do festival, às 15h00.

Com oficinas de criação e espetáculos para todas as idades, a programação estende-se também a espaços como a Casa Branca de Gramido, com a oficina de marionetas robô da ANYMAMUNDY – Teatro de Rua e Criação Plástica (Matosinhos), e a oficina “Monstros Marinhos”, promovida pela companhia anfitriã, que apresentará ainda o espetáculo “O rapaz que morava à beira-mar”.

O Ei! Marionetas reforça, uma vez mais, o seu papel na descentralização cultural e no apoio à criação artística em Gondomar, com uma oferta diversificada e acessível à comunidade.

Fotografia: E-Cultura
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3