
A Galeria Municipal do Porto (GMP) inaugura no próximo dia 10 de maio, às 16h00, a instalação “Praia de Ruínas”, da autoria do artista e arquiteto Andreas Angelidakis. A obra ficará instalada no terreiro em frente à galeria, nos jardins do Palácio de Cristal, e assinala o início de um novo ciclo de comissões de verão ao ar livre, previsto para acontecer anualmente entre maio e outubro.
Inspirada nas “Grand Tours” dos séculos XVII a XIX, “Praia de Ruínas” evoca o imaginário das viagens em busca da antiguidade clássica, subvertendo o conceito de ruína e monumentalidade. A instalação combina colunas transformadas em pufes gigantes e chapéus-de-sol, criando um cenário lúdico, interativo e informal.
De acordo com a Ágora, mais do que um espaço de descanso, a obra propõe-se também como um lugar de reflexão crítica sobre temas como o turismo, a história, o gosto, o património ou a monumentalidade.
A instalação poderá ser visitada até 12 de outubro.
Conversa com o artista antes da inauguração
Antes da inauguração oficial, no dia 8 de maio, às 19h00, Andreas Angelidakis será o convidado da sessão “Conservas de Galeria”, na própria GMP. A entrada é gratuita. Na conversa, o artista de Atenas, que se define como “um arquiteto que não constrói”, irá partilhar o seu percurso e projetos, refletindo sobre a forma como os espaços coletivos são vividos e reinterpretados.
Mais informações podem ser consultadas em: www.galeriamunicipaldoporto.pt