PUB
Recheio 2026

Vai à passagem de ano no Porto? Tudo o que precisa de saber sobre os acessos

Vai à passagem de ano no Porto? Tudo o que precisa de saber sobre os acessos

É já de quarta-feira (dia 31) para quinta-feira (dia 1) que se celebra a passagem de ano. Como tal, vai haver festa no centro da cidade do Porto, com animação que se prolonga pela noite dentro. Para que chegar não seja um problema, damos-lhe a conhecer alguns aspetos relevantes sobre os acessos.

Como refere o município, o acesso à Avenida dos Aliados, onde decorrem os concertos, estará condicionado, sendo permitido apenas a circulação pedonal através dos locais devidamente sinalizados. 

Segundo explicou o segundo-comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, superintendente Raúl Curva, o acesso “será feito por seis pontos e haverá revistas de segurança para impedir o acesso de objetos que possam significar perigo”.

Além disso, o dispositivo de segurança contempla o corte de circulação na área em redor da Câmara Municipal entre as 21h30 e a 1h00, período durante o qual decorrerá o espetáculo de fogo de artifício, agendado para a meia-noite.

Para saber com precisão as ruas onde os acessos estarão cortados, pode clicar aqui.

E os transportes?

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como seria de prever, haverá também um ajuste no funcionamento dos autocarros da STCP, durante a noite de Ano Novo. Entre as 21h00 e as 2h30, serão reforçadas 11 linhas do serviço noturno, com frequências que podem chegar aos 15 minutos e recurso a autocarros de maior capacidade. As linhas abrangidas por este reforço são: 200, 501, 502, 600, 602, 700, 701, 702, 800, 801 e 903.

Durante a madrugada, a operação contará com 12 linhas ativas. Oito delas terão reforço até às 5h30, com intervalos que variam entre 15 e 60 minutos. As linhas reforçadas são: 4M, 5M, 7M, 8M, 9M, 10M, 12M e 13M.

Também a Metro do Porto vai oferecer um serviço especial nesta noite, funcionando de forma ininterrupta até às 6h, à exceção da Linha Violeta (E), que termina o seu funcionamento à 1h. 

A Linha Amarela (D), que dá acesso à estação dos Aliados, será a mais reforçada. Até às 3h, os metros passam a cada seis minutos, passando depois para intervalos próximos dos sete minutos nas horas seguintes.

Também a Linha Azul (A) terá um serviço mais frequente, com composições a circular de dez em dez minutos até às 3h e, posteriormente, de 15 em 15 minutos até às 6h. Na Linha Verde (C), os intervalos serão de 15 minutos até à meia-noite, aumentando depois para 30 minutos até ao término da operação especial.

Por sua vez, a Linha Vermelha (B) mantém um intervalo constante de meia hora durante toda a madrugada, assegurando ligações regulares até às 6h. Já na Linha Laranja (F), as frequências serão de 20 minutos até às 3h, passando depois para circulações a cada 30 minutos até ao fim do serviço reforçado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhcer