Santander Escolhas 2

Vacinação contra gripe e novo coronavírus arranca esta segunda feira

Vacinação contra gripe e novo coronavírus arranca esta segunda feira

A administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e a covid-19 arranca esta segunda-feira em Portugal continental. A Direção-Geral da Saúde (DGS) prevê que cerca de dois milhões de pessoas devem receber reforço da vacina contra o coronavírus e ser imunizadas contra a gripe sazonal simultaneamente.

Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, afirmou, na passada sexta-feira, que está “tudo preparado” para a coadministração das duas vacinas a pessoas com 65 ou mais anos, no âmbito dos programas nacionais de vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados.

Os portugueses que forem vacinados em simultâneo podem ser aconselhados a tomar paracetamol, avança a TSF tendo em conta a possibilidade de existirem mais reações adversas provocadas pela administração conjunta. Este risco está expressamente previsto nas duas normas da vacinação contra a Covid-19 e contra gripe atualizadas nos últimos dias pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Apesar disso, a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, adiantou que a população deve ficar “tranquila”, dado que “não há um aumento assinalável das reações adversas pelo facto de serem dadas em simultâneo”.

A administração da terceira dose da vacina contra a covid-19 está a decorrer em Portugal, com prioridade aos idosos com 80 e mais anos e utentes de lares e de cuidados continuados e abrangendo, nesta fase, as pessoas com 65 ou mais anos.

A DGS indica que, segundo os dados avançados e analisados pela Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19, o perfil de segurança é aceitável após a toma das duas vacinas.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem