Esta segunda-feira fica marcada pela aprovação da Agência Europeia de Medicamentos para a vacina Pfizer, desenvolvida pela farmacêutica norte-americana em parceria com a empresa alemã BioNTech.
Esta passa a ser a primeira vacina contra a covid-19 a receber o “selo” de autorização para comercialização na União Europeia.
Horas depois, a ministra da saúde, Marta Temido, anunciou que Portugal está preparado para “começar a administração da vacina” já no próximo dia 27 de dezembro, sendo que as primeiras vacinas, que chegarão a Portugal a 26 de dezembro, vão para os profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário de São João, Centro Hospitalar Universitário do Porto, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte e para o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.
De acordo com a responsável,estas unidades “representam a referenciação no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, sendo as “instituições de fim de linha” onde é preciso “preservar a sua capacidade de resposta”.
Este será “o momento da primeira etapa [da vacinação] que continuará em janeiro”, salientou Marta Temido, lembrando que, numa fase posterior, haverá um “alargamento da vacinação a outras unidades do SNS e a estruturas residenciais para pessoas institucionalizadas”.
Foto: Centro Hospitalar Universitário de São João