CIN - Branco Perfeito

Vacina da gripe substituída por pastilhas efervescentes

Vacina da gripe substituída por pastilhas efervescentes

A ideia nasceu na Universidade de Aveiro (UA) e foi desenvolvida por Marguerita Rosa, Emanuel Capela e Mariam Kholany, estudantes do doutoramento em Engenharia Química do DQ e do CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro da UA. “À base de vitamina C e de uma mão cheia de minerais, o ingrediente secreto destas «super-pastilhas» está nos anticorpos retirados das gemas dos ovos das galinhas”, segundo explica a instituição.

Os anticorpos IgY, assim se chamam os ingredientes chave das pastilhas efervescentes, são produzidos exclusivamente por aves e estão concentrados nas gemas dos ovos, sendo possível “manipulá-los de forma a torná-los armas eficazes no combate ao Influenza, o vírus causador da gripe”.

Espera-se, de acordo com os investigadores, que os anticorpos diminuam “passivamente a carga viral da pessoa afetada”, deixando, ainda, a garantia de que uma pastilha por dia é o que desejam alcançar “para manter a proteção ao longo do tempo de maior incidência do vírus da gripe”.

Com a tecnologia e os conhecimentos científicos necessários para acabarem com o Influenza, os jovens investigadores querem criar um produto nutracêutico revolucionário e inovador para combater o vírus da gripe.

“Trata-se de um método passível de ser utilizado por toda a população e não apenas por doentes de risco, tendo a vantagem de ser não-invasivo quando comparado com a vacinação tradicional”, garantem.

Este projeto foi um dos doze finalistas selecionados para apresentação na V IMFAHE’s International Conference 2019 – Innovation Camp, que decorreu em março na Universidade de La Laguna em Tenerife, nas Ilhas Canárias.

Os investigadores venceram o segundo prémio no concurso e arrecadaram dois mil euros para trabalharem na proposta ao longo do próximo ano.

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz