A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, recentemente autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) para administração a cidadãos com mais de 18 anos, chega a Portugal no dia 9 de fevereiro.
De acordo com Francisco Ramos, coordenador da “taskforce” responsável pelo plano de vacinação, o país receberá nessa data cerca de 113 mil doses.
Note-se que esta é a terceira vacina a estar disponível em Portugal, depois da Moderna e da Pfizer/BioNTech.
A oferta ajudará a reforçar o ritmo de vacinação nas próximas semanas.
Note-se que este mês arranca uma nova fase de vacinação contra a covid-19. Os idosos com mais de 80 anos e as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos que têm patologias como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração estão incluídos nesta fase.
De acordo com o responsável, nesta nova etapa a operação vai começar pelos idosos a partir dos 80 anos e doenças associadas, ficando para mais tarde as pessoas a partir dos 50 anos com patologias mais graves.
No total, serão vacinadas cerca de 400 mil pessoas com mais de 50 anos e com pelo menos uma das patologias referidas e cerca de 340 mil idosos.