Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Vacina da AstraZeneca chega a Portugal na próxima semana

Vacina da AstraZeneca chega a Portugal na próxima semana

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, recentemente autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA) para administração a cidadãos com mais de 18 anos, chega a Portugal no dia 9 de fevereiro. 

De acordo com Francisco Ramos, coordenador da “taskforce” responsável pelo plano de vacinação, o país receberá nessa data cerca de 113 mil doses. 

Note-se que esta é a terceira vacina a estar disponível em Portugal, depois da Moderna e da Pfizer/BioNTech. 

A oferta ajudará a reforçar o ritmo de vacinação nas próximas semanas. 

Note-se que este mês arranca uma nova fase de vacinação contra a covid-19. Os idosos com mais de 80 anos e as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos que têm patologias como insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal ou doença respiratória crónica sob suporte ventilatório e/ou oxigenoterapia de longa duração estão incluídos nesta fase. 

De acordo com o responsável, nesta nova etapa a operação vai começar pelos idosos a partir dos 80 anos e doenças associadas, ficando para mais tarde as pessoas a partir dos 50 anos com patologias mais graves. 

No total, serão vacinadas cerca de 400 mil pessoas com mais de 50 anos e com pelo menos uma das patologias referidas e cerca de 340 mil idosos. 

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem