PUB
Philips S9000

UPTEC e LIPOR promovem competição internacional para ideias cleantech

UPTEC e LIPOR promovem competição internacional para ideias cleantech

Já estão abertas as candidaturas para a maior competição cleantech do mundo. O programa, intitulado ClimateLaunchpad é promovido, em Portugal, pelo Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e pelo Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR) e a ele podem concorrer ideias de negócio cleantech “relacionadas com energias renováveis, eficiência energética, agricultura, água, transportes, tecnologia industrial e muito mais”, explicam os promotores.

Em comunicado, salientam, ainda, o facto de já se terem candidatado a este programa mais de 2500 ideias, sendo que 111 startups receberam investimento externo que ultrapassou os 15 milhões de euros.  Só em 2018, recorde-se, competiram mais de 1000 equipas de 49 países, tendo sido o projeto português eCO2blocks o grande vencedor da final internacional do ClimateLaunchpad, o que lhe valeu a entrada direta para o programa de aceleração do Climate KIC e um prémio monetário de 10 mil euros.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os projetos selecionados para o programa vão receber “apoio na gestão e validação da ideia de negócio, preparação para pitch e acesso à rede internacional de contactos do ClimateLaunchpad”. Mas, a participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria assim como a apresentação do negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais.

À semelhança do ano anterior, o vencedor da competição receberá 10 mil euros e o segundo e terceiro lugares serão premiados com um valor de 5000 e 2500 euros, respetivamente. As candidaturas para as ideias portuguesas estão abertas até ao dia 26 de maio e podem ser feitas na página oficial do evento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer