Esta quarta-feira, o Porto vai testemunhar a antestreia de uma tecnologia pioneira no mundo, que vai permitir criar avatares digitais – a partir de uma fotografia tirada com o telemóvel – de forma mais simples, rápida e económica. O palco é a segunda Gala da Inovação da Universidade do Porto (U.Porto), evento que vai juntar no Mosteiro de São Bento da Vitória, empresários, académicos, investigadores científicos e investidores.
Criada na Universidade do Porto por uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências (FCUP) e vencedora da primeira edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto, a aplicação está a ser desenvolvida pela Didimo e irá permitir ao utilizador criar a sua versão “avatar” em poucos minutos. Graças a uma parceria com a Gema Digital, os convidados da Gala da U.Porto vão assim poder conhecer os avatares de algumas das principais figuras da Universidade.
A Gala da Inovação da U.Porto tem como objetivo criar um ambiente de networking, capaz de reforçar as ligações e sinergias entre a Universidade e o mundo empresarial.
Apresentada por Sónia Araújo, o evento conta também com a intervenção de Valter Hugo Mãe, antigo estudante da U.Porto e um dos mais conhecidos autores da atualidade. O escritor vai partilhar com os convidados de que forma a criatividade tem sido um elemento chave no sucesso do seu trabalho.
Este ano, a Gala da Inovação vai ainda distinguir três empreendedores ligados à U.Porto, reconhecidos nacional e internacionalmente pela capacidade em inovar e contribuir para a produção de conhecimento, nos diferentes âmbitos: artístico, tecnológico e social.
As inscrições para a Gala da Inovação ainda podem ser feitas online. As receitas obtidas com as entradas para o evento reverterão para o Fundo de Ação Social da Universidade do Porto, destinado a apoiar os estudantes economicamente carenciados.