PUB
Recheio 2024 Institucional

U.Porto revela Amazónia profunda em fotografia

U.Porto revela Amazónia profunda em fotografia
A exposição “Sobre | Viver – Amazónia”, que documenta o quotidiano das comunidades que habitam nas margens do rio Beni, na Amazónia boliviana, pode ser visitada, gratuitamente, até ao dia 27 de fevereiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto) abre esta quinta-feira as portas da exposição “Sobre | Viver – Amazónia”, que poderá ser visitada até ao dia 27 de fevereiro. A mostra fotográfica é assinada por quatro fotógrafos e jornalistas que partiram, em 2013, numa viagem de barco pelo rio Beni, um isolado curso de água na Amazónia boliviana, para documentar o quotidiano das comunidades que habitam nas suas margens.
Tal como explica a U.Porto, foi a busca de “uma Amazónia onde (sobre)vivem pessoas comuns em condições excecionais” que levou António Luís Campos (fotógrafo da National Geographic), Inácio Rozeira, Tiago Costa e o jornalista Eduardo Madeira a alinharem nesta aventura. De acordo com a sinopse da exposição – que já passou pelo Museu de História Natural de Lisboa – os autores navegaram ao longo de mil quilómetros pelo Beni, “onde se depararam com pequenas comunidades de meia dúzia de famílias vivendo num paradigma social e económico que desafia as convenções vigentes no mundo ocidental: a moeda não existe no quotidiano, a terra é comunal e a internet e telefone são miragens”. A entrada é livre.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem