O arranque da comemoração da Figura Eminente da U.Porto 2014 será dado hoje, pelas 18h, com a inauguração, na Reitoria da Universidade do Porto, da exposição “Hernâni Monteiro e a Medicina na primeira metade do século XX”.
Patente até ao dia 24 de fevereiro, a exposição convida os visitantes a acompanhar a vida e a obra científica, humanitária e cultural de Hernâni Monteiro evidenciando as suas qualidades superiores de docente, investigador e gestor e a sua cultura médica, literária e artística. A mostra apresenta uma série de instrumentos e equipamentos médicos contemporâneos, o que nos permite reviver a ciência, a tecnologia e assistência médica da primeira metade do século XX.
Responsável pela primeira linfangiografia mundial, uma visualização por raios X das vias e dos gânglios linfáticos, Hernâni Monteiro pertenceu à célebre Escola Portuguesa de Angiografia que nasceu depois das descobertas de Egas Moniz (1874-1955). Dirigiu ainda o Instituto de Anatomia (1947-1961) e o Centro de Estudos de Medicina Experimental da Faculdade de Medicina da U.Porto e foi Presidente da Associação Médica Lusitana.
O seu papel na construção do HSJ ficou bem patente quando, em 1965, após a sua morte, a Câmara Municipal do Porto decidiu dar à alameda junto ao Hospital o nome de Hernâni Monteiro.
Mas Hernâni Monteiro não se distinguiu apenas pelo seu papel na Medicina e na fundação do HSJ. Em 1948, criou o Teatro Universitário Clássico do Porto e, entre 1951 e 1954, tornou-se Vereador da Cultura na Câmara Municipal do Porto. Ao longo da sua vida recebeu várias distinções como o Grau de Cavaleiro da Legião de Honra pelo Governo francês (1957), as insígnias de Grande Oficial da Ordem de Administração Pública (1955), as insígnias da Ordem de Santiago de Espada (1961) e o Doutoramento Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Salamanca.
Terça-feira 4 Novembro, 2014
U.Porto presta homenagem a Hernâni Monteiro
A exposição “Hernâni Monteiro e a Medicina na primeira metade do século XX” convida os visitantes a acompanhar a vida e obra do histórico professor de Anatomia da Faculdade de Medicina da U.Porto e um dos fundadores do Hospital São João (HSJ).