
Na próxima segunda-feira, às 16h00, o oceanógrafo responsável pela instalação da rede de 100 quilómetros de câmaras e sensores de alta definição no fundo do Oceano Pacífico, John R. Delaney, vai inaugurar um ciclo de conferências, promovido pela Universidade do Porto, sobre o futuro da investigação subaquática.
A equipa do norte-americano está a transformar o fundo do mar num laboratório interativo, através da recolha de dados e imagens em tempo real do leito oceânico, abrindo, assim, uma “janela permanente” para os mistérios do mar profundo. Em comunicado, a U.Porto realçou que “a grande quantidade de dados inovadores recolhidos por esta rede de fibra-ótica está a inaugurar uma nova era de descoberta dos oceanos, nomeadamente sobre os processos complexos do oceano global, impulsionados pela energia solar e geotérmica, que constituem o motor do nosso sistema de suporte de vida planetária”.
A palestra de John R. Delaney vai estrear o cico “Oceans Distinguished Lecture Series”, direcionado para as questões dos Oceanos, que visa constituir-se como uma referência na discussão das matérias relativas aos desafios e oportunidades que se colocam, nessa área, a nível nacional e internacional.