PUB
CIN Woodtec

U.Porto celebra 20 anos de Porto – Património Mundial da Humanidade

U.Porto celebra 20 anos de Porto - Património Mundial da Humanidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Centro Histórico do Porto foi classificado como Património Cultural da Humanidade em 1996. Para assinalar a data, a Universidade do Porto (U.Porto) vai promover uma jornada comemorativa composta por visitas guiadas e um ciclo de conferências a decorrer até novembro.

Esta quinta-feira, pelas 18h30, o Salão Nobre da Reitoria da U.Porto acolhe a primeira conferência, intitulada “Processo  de Candidatura do Porto a Património da Humanidade”, que ficará a cargo de Rui Losa, antigo Diretor do CRUARB (Projeto Municipal para a Reabilitação Urbana do Centro Histórico do Porto), onde coordenou o processo de candidatura do Centro Histórico do Porto à inclusão na Lista do Património Mundial da UNESCO.
“Quem vem e atravessa o Rio… O Porto património” é o título da segunda conferência, agendada para o dia 16 de junho, e que terá como orador Manuel Sampayo Graça, coordenador-geral dos Museus Municipais do Porto. Em setembro, dia 22, será a vez do fundador e diretor do CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (FCT – UP/UC) falar sobre “Planeamento do Território na área classificada como património mundial”. Paulo Pinho foi também diretor do Programa Doutoral FCT em Planeamento do Território (UP/UC) e do Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano (FEUP/FAUP).
“A gestão do património arqueológico no Centro Histórico do Porto, 20 anos depois da classificação pela UNESCO” é o tema da conferência agendada para dia 13 de outubro, e que será apresentada por Manuel Real, responsável pela Coordenação Científica da candidatura da Cidade do Porto a Patrimonio Cultural da Humanidade.
A apresentação do projeto “Porto Património Mundial” ficará a cargo das docentes da FLUP Lúcia Rosas e Leonor Botelho e vai ter lugar a 10 de novembro.
As conferências realizam-se sempre no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, pelas 18h30.
A par deste ciclo de conferências, realizam-se ainda dois percursos que vão levar os participantes ao coração do Porto – Património Mundial. “Intervenções premiadas no Centro Histórico do Porto”, com António Moura, está agendado para o dia 21 de maio, às 14h40, e, dia 12 de junho, às 10h, o tema será as “Festas de São João – Candidatura a Património Imaterial da UNESCO”, sob a orientação do jornalista e investigador da história da cidade do Porto, Germano Silva.
A participação nos percursos é gratuita mas sujeita a uma inscrição obrigatória através do e-mail [email protected].

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem