
No Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano, a Universidade do Porto regista a mais alta taxa de procura entre as universidades portuguesas. De acordo com os dados já adiantados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade do Porto registou 1,72 candidatos em primeira opção por cada uma das suas vagas disponibilizadas.
Com 6.834 candidatos a colocar a Universidade do Porto como a sua primeira opção para um total de apenas 3.976 vagas disponibilizadas, a U.Porto “alcançou uma taxa de procura 172%, sendo seguida entre as universidades portuguesas pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (152%) e a Universidade Nova de Lisboa (149%)”, revela nota enviada às redações.
Esta alta taxa de procura permitiu à Universidade do Porto preencher a quase totalidade das suas vagas com 3.970 candidatos colocados (99,8% de preenchimento de vagas) e registar a mais alta classificação entre as universidades portuguesas com uma média de 159 valores como nota de entrada nos seus 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado. Uma classificação superior em mais de 6 valores à segunda universidade melhor colocada, a Nova de Lisboa, que registou uma nota de entrada média de 152,6.
Com efeito, a Universidade do Porto domina a lista de cursos com as mais altas notas de entrada, registando 10 ciclos de estudo (40%) entre o top 25 da lista de colocações: Engenharia e Gestão Industrial (186,3), Bioengenharia (183,0), Medicina ICBAS (182,2), Medicina FMUP (181,0), Línguas e Relações Internacionais (180,0), Engenharia Informática e Computação (177,8), Arquitetura (175,5), Gestão (175,0), Línguas Aplicadas (174,6) e Engenharia Mecânica (174,5).
Refira-se que os 3.970 jovens agora colocados na Universidade do Porto vão reunir-se já na próxima quinta-feira, dia 13 de setembro, às 14h00, junto à Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira) para a sessão oficial de boas-vindas aos novos estudantes que tem a particularidade de envolver as principais instituições da cidade. Num esforço alargado de acolhimento e integração, será concedida a estes novos estudantes entrada gratuita nos principais monumentos e espaços culturais do Porto nesta quinta-feira e nos três dias seguintes.