PUB
Recheio 2024 Institucional

Universidades vão ter cativação de mais 10 milhões de euros

Universidades vão ter cativação de mais 10 milhões de euros

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
De acordo com o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a redução de 2,5% prevista no último orçamento retificativo representa cerca de 10 milhões de euros que serão cortados nos vencimentos do pessoal.

As universidades portuguesas vão ter uma cativação de 10 milhões de euros, medida que, de acordo com o presidente de reitores, não se aplica a todas as instituições, razão que o leva a falar em “injustiça”, numa altura em que todas tentam sobreviver às dificuldades.
Em declarações à Lusa, António Rendas, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), informou, depois de uma reunião com dois secretários de estado do Ministério da Educação e Ciência (MEC), que, este ano, vai haver mais “uma cativação de 2,5%, que não incide sobre todas as universidades”. “Continuamos com uma situação aguda que diz respeito à viabilização do funcionamento das universidades até ao final do ano. E essa situação é mais preocupante porque as cativações não incidem sobre todas as universidades, uma vez que as fundacionais escaparam a essa cativação. Isso cria ainda mais assimetrias no sistema e tenho expectativas de que o ministério das Finanças possa corrigir esta injustiça”, salientou. Assim, segundo explicou o dirigente do CRUP, as universidades do Porto e de Aveiro assim como o Instituto da Universidade de Lisboa (ISCTE) não foram abrangidas pela medida porque têm um estatuto diferente (são universidades fundacionais), estando, por isso, “fora do sistema”. O reitor explicou ainda que a redução de 2,5% prevista no último orçamento retificativo representa cerca de 10 milhões de euros que serão cortados nos vencimentos do pessoal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer