PUB
Junta da Galiza

Universidade Portucalense debate os efeitos do aquecimento global na produção vinícola

Universidade Portucalense debate os efeitos do aquecimento global na produção vinícola

Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, a Universidade Portucalense (UPT) vai ser palco do seminário “Wine Culture and Climate Change”, que pretende debater as alterações climáticas e o seu reflexo na cultura do vinho, nas tradições e no património.

O destaque vai para a conferência de abertura, intitulada “Climate and the real economic change”, que será presidida por Gregory Gardner da State, professor da insituição de Nova Iorque, seguindo-se, depois, um debate moderado por Isabel Vaz de Freitas, diretora de Departamento de Turismo, Património e Cultura.

João Gama Amaral, gerente da Bosque, Inovação e Desenvolvimento Florestal, Renato Cunha, docente da UPT e chef do restaurante Ferrugem e Vítor Mendes, da Lima Smith também marcarão presença no encontro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Importante referir que este seminário surge no âmbito do projeto Eramus+- ICM “Global Climate Change and Wine Tourism Strategic Responses”, desenvolvido em conjunto com a State University of New York, Potsdam, nos Estados Unidos da América, tendo como objetivo “envolver os participantes em torno de um debate sobre os desafios que o sector vinícola enfrenta, saber até que ponto o setor conhece o problema e está sensibilizado para encontrar soluções”, lê-se na nota enviada à VIVA!.

“A investigação desenvolvida tem sido dirigida a este levantamento de impactos que as mudanças climáticas provocam já na produção e no turismo do vinho, em particular nas técnicas mais artesanais e tradicionais. Os resultados apontam desde já para notórios impactos em várias dimensões: grau do vinho, açúcares, problemas de água, problemas com efeitos solares ou mudanças na condução da vinha, em particular dos métodos mais tradicionais e artesanais”, aponta, ainda, o comunicado.

O seminário “Wine Culture and Climate Change” inicia às 14h30.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem