
O desafio, conta o portal de notícias da U.Porto, era “grande e desconhecido” para os cerca de 40 instruendos que integraram a guarnição do Navio Treino de Mar Creoula.
Foi na primeira edição da Escola do Mar da Universidade Júnior (UJr) que rapazes e raparigas dos 14 aos 18 anos navegaram, durante quatro dias, de 17 a 20 de julho, a costa portuguesa, de Lisboa, até às Berlengas, para chegarem ao Porto.
Organizada pela Universidade do Porto, com o apoio do Oceanus e do CIIMAR e em parceria com a Escola Naval e a Marinha Portuguesa, a Escola do Mar treinou os jovens participantes com “todo o tipo de práticas e conhecimentos necessários a bordo. Desde as fainas do navio, as palestras e instruções, o protocolo da marinha, até ao espírito de entreajuda e adaptação às adversidades, o Creoula foi um espaço de crescimento e de desenvolvimento de cidadania dos participantes”.
Só este ano, 6600 jovens entre os 10 e os 17 anos participam nas mais de 175 atividades e projetos, que integram a edição mais concorrida de sempre da UJr, a decorrer até ao próximo dia 28 de julho.