PUB
Junta da Galiza

Universidade Júnior 2016 tem mais de 5000 vagas

Universidade Júnior 2016 tem mais de 5000 vagas

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Já arrancaram as inscrições para a Universidade Júnior 2016 (UJr). Pelo décimo ano consecutivo, o programa de cursos de verão da Universidade do Porto (U.Porto) vai proporcionar a milhares de jovens do 5º ao 11º ano de escolaridade a possibilidade de passarem uma ou mais semanas das férias de verão à descoberta desta instituição de ensino superior.

Com mais de 5000 vagas para 170 atividades pensadas para todas as idades (tipicamente, dos 11 aos 17 anos) e vocações, a edição deste ano do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário irá decorrer nos meses de junho, julho e setembro.
Para os alunos do 5.º e 6.º ano de escolaridade, a proposta passa pelo “Experimenta no Verão”, um programa que contempla atividades diárias em várias faculdades da U.Porto, ao longo de uma semana. Para os jovens do 7.º e 8.º anos, a escolha inclui as “Oficinas de Verão” (atividades diárias em várias faculdades, ao longo de uma semana) e as “Oficinas Temáticas”  (programa semanal direcionado a um tema mais específico, ao longo de uma semana). Para os mais velhos (9º ao 11º ano), o desafio é viver o “Verão em Projeto” (atividades semanais numa faculdade, conforme o ano mínimo exigido). É ainda possível aprender Grego, Japonês ou Latim numa das sete Escolas de Línguas destinadas a estudantes do 5.º ao 11.º anos (ou conforme o ano mínimo exigido por cada língua).
Além do programa geral, que decorrerá de 27 de junho a 22 de julho e é acessível mediante inscrição, a UJr contempla ainda cinco programas especialmente direcionados para estudantes do ensino secundário (10.º ao 12.º ano) com bons resultados escolares, cuja participação depende da apresentação de uma candidatura. Entre eles incluem-se quatro Escolas de Introdução à Investigação nas áreas da Química e Bioquímica, Física, Matemática e Ciências da Vida e da Saúde e um inédito Programa dedicado à descoberta das Engenharias.
As atividades da UJr decorrem, essencialmente, nas faculdades e unidades de investigação da U.Porto. A iniciativa, que envolve professores, investigadores e estudantes da instituição, dá aos mais novos a oportunidade de experimentarem as mais variadas áreas do conhecimento (ciências, tecnologias, humanidades, artes, desporto, etc.) e, ao mesmo tempo, viverem em autêntico ambiente universitário. A UJr conta ainda com o contributo de outros parceiros pedagógicos como o Parque Biológico de Gaia, Centros de Ciência Viva, o CICCOPN, o IPP-ISCAP, a Escola Superior de Enfermagem e alguns dos museus da cidade, como o Museu dos Transportes e Comunicações, o Museu Futebol Clube do Porto e o Museu da Misericórdia.
O custo de participação é de 75 euros/semana e inclui o seguro escolar, os materiais necessários às atividades e as refeições do dia (almoço e lanche da tarde). Para os participantes que vivem fora do Porto, a U.Porto disponibiliza – com um custo adicional de 105 euros/semana (que inclui as deslocações até às faculdades ou centros de investigação  e as refeições do jantar e pequeno-almoço) – um programa de alojamento e atividades suplementares.
As inscrições para  UJr 2016 estão abertas até 12 de junho e podem ser efetuadas no site http://universidadejunior.up.pt. O período de inscrição decorre em duas fases. A primeira fase, que arrancou esta quarta-feira, contempla os programas “Experimenta no Verão”, “Oficinas de Verão” e “Oficinas Temáticas”, destinados a alunos do 5.º ao 8.º ano de escolaridade. As inscrições para o programa “Verão em Projeto” e “Escola de Línguas” têm início esta quinta-feira, dia 28 de abril, a partir das 21h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem