PUB
Recheio 2024 Institucional

Universidade do Porto é top 100 na Europa nesta categoria

Universidade do Porto é top 100 na Europa nesta categoria

A Universidade do Porto (UP) entrou, pela primeira vez, no “top 100” europeu das instituições de ensino superior mais produtivas em todas as áreas científicas, de acordo com o CWTS Leiden Ranking deste ano.

A UP ocupa a 33.ª posição entre as universidades europeias com maior produção de investigação científica de alta qualidade no período 2019-2022.

A avaliação do CWTS Leiden Ranking, realizada pelo Center for Science and Technology Studies da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, baseia-se nos dados da Web of Science, a principal base de dados científica mundial.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Foram analisadas mais de 1.500 instituições de ensino superior de todo o mundo, considerando critérios como impacto científico (número de publicações e citações), colaborações (artigos em coautoria), acesso aberto (percentagem de artigos disponíveis livremente) e diversidade de género (percentagem de autoras).

No período analisado, a U.Porto melhorou o seu desempenho em todas as áreas do conhecimento, destacando-se no “top 100” europeu nas cinco áreas avaliadas: 14.ª em Ciências da Vida e da Terra, 37.ª em Física e Engenharias, 42.ª em Ciências da Saúde e Biomédicas, 86.ª em Matemática e Ciências da Computação, e 99.ª em Ciências Sociais e Humanidades.

A nível mundial, a U.Porto alcançou a 93.ª posição no “top 100” das Ciências da Vida e da Terra, consolidando a sua presença entre as melhores universidades globais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem