A iniciativa é de entrada livre e tem como objetivo explicar e mostrar algumas tradições da região de Miranda do Douro. Assim, o congresso vai contar com intervenções teóricas de alguns dos mais reputados especialistas na área, como Mário Correia, fundador do Centro de Música Tradicional “ Sons da Terra” e Alexandre Meirinhos, músico do grupo Galandum Galundaina.
O evento vai contar ainda com atuações ao vivo dos grupos de Pauliteiras de Miranda do Douro e Pauliteiros de Sendim e dos grupos de Pauliteiros do OUP e Pauliteiras de Miranda do OUP.
Para Sofia Ribeiro, elemento da Comissão Organizadora do evento e membro do OUP, “é uma honra levar a cabo este Congresso de Tradições Mirandesas. É extremamente satisfatório sentir que oferecemos um pouco de nós à Invicta, uma cidade que admira e incentiva a cultura em todas as suas formas. Como jovens e cidadãos ativos que ambicionamos sempre ser, nada nos faz mais felizes do que poder colocar o Porto contagiado pelo ritmo da gaita-de-foles e pelos passos de dança” e que o pretendido é chamar todos os portuenses à cultura mirandesa, eliminando qualquer entrave.
Terça-feira 21 Abril, 2015
Universidade do Porto acolhe congresso sobre cultura mirandesa
Organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP), o Congresso de Tradições Mirandesas terá lugar no sábado, 25 de abril, pelas 15h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto.