PUB
CMPorto

União de freguesias tirsense marca referendo para escolher novo nome

União de freguesias tirsense marca referendo para escolher novo nome

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A população da União de Freguesias de Campo (S. Martinho), S. Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede) poderá optar por uma das seguintes expressões: Vale Nascente, Vila Nova do Campo, Vila Nova do Vale, União do Vale, Campo e Negrelos.

No dia 7 de dezembro, os cidadãos de uma das maiores uniões de freguesias de Santo Tirso, localizada no lado nascente do concelho, vão a votos para escolher um nome “mais curto e identificativo” do território onde habitam. Neste momento, a denominação utilizada é União de Freguesias de Campo (S. Martinho), S. Salvador do Campo e Negrelos (S. Mamede), na sequência da reorganização administrativa, que ditou a extinção/agregação/fusão de freguesias em 2013.
No entanto, a expressão, bastante extensa, tem gerado “confusões”. O Centro de Emprego, por exemplo, já optou por utilizar apenas o nome “União de Freguesias de Campo” nas cartas enviadas, sendo que outros serviços optam por apelidar o local de “As Freguesias da Zona Nascente”. Em declarações à Lusa, o presidente desta União de Freguesias, Marco Cunha, explicou que o executivo da junta decidiu, assim, avançar para a consulta à população, que poderá optar por um dos seguintes nomes: Vale Nascente, Vila Nova do Campo, Vila Nova do Vale, União do Vale, Campo e Negrelos. Em causa está, segundo explicou, “encontrar uma designação mais próxima da identidade do sítio e evitar que cada um lhe chame o que quer”. Depois de apurados os resultados, o processo transitará para a Assembleia de Freguesia e para a Assembleia Municipal, culminando com a entrega de uma proposta na Assembleia da República (AR).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2