Santander Escolhas 1

UNESCO vai analisar proposta de Declaração Universal de Igualdade de Género

UNESCO vai analisar proposta de Declaração Universal de Igualdade de Género

A UNESCO vai analisar, em Assembleia Geral, uma proposta de Declaração Universal de Igualdade de Género apresentada por uma equipa portuguesa liderada por Rui Nunes, médico e professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A proposta surgiu no âmbito de um concurso público internacional em que participaram mais de 120 países da “International Network UNESCO Chair in Bioethics” e que foi “intensamente debatida” em Portugal ao longo dos últimos anos, revela o comunicado enviado à VIVA!.

A equipa vai “apresentar formalmente a proposta à Diretora Geral da UNESCO” para que “venha ser adotada pela Assembleia Geral”, o que será “de enorme aplicação em países onde os valores da justiça e da igualdade de oportunidades estão menos difundidos”, explicou o professor catedrático.

O projeto, composto por uma “vasta equipa de especialistas, portugueses e não só”, teve por base um inquérito internacional que avaliou questões como o planeamento familiar, a autonomia reprodutiva, a igualdade no mundo laboral, a violência de género e as condições para uma participação equilibrada de ambos os géneros na atividade política.

Rui Nunes acredita que esta proposta vai permitir “alimentar o sonho da aprovação pela UNESCO de uma Declaração Universal sobre a Igualdade de Género”. “Estou convicto que a chancela da UNESCO será determinante para que os países adotem com maior rapidez legislação que verdadeiramente promova a igualdade de direitos entre o homem e a mulher”, acrescenta.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal