PUB
recheio 2025 2º

UNESCO reconhece projeto escolar do Porto

UNESCO reconhece projeto escolar do Porto

“Gostaria que estivesses aqui!” (Wish you were here!) foi um projeto criado por alunos do 5º e 6º ano que teve destaque entre as mais de 100 propostas de entidades de todo o mundo.

Este programa foi criado no âmbito do projeto internacional AtlaS.WH – Património Mundial no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial – no qual a cidade do Porto é líder. Para além da Invicta, Santiago de Compostela, Bordéus, Florença e Edimburgo são cidades parceiras.

O projeto será apresentado durante a 44.ª sessão do Comité do Património Mundial, que terá lugar em Fuzhou (China) no próximo sábado, 16 de julho, sob o tema “Educação do Património Mundial para o Futuro – Herança Cultural, Aprendizagem ao Longo da Vida e Desenvolvimento Sustentável”.

A iniciativa integrou um “recursos de aprendizagem e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2019-2020, com cerca de 1.400 crianças das cinco cidades, tendo envolvido no Porto turmas das escolas básicas Ramalho Ortigão, Areosa, Augusto Gil e Miragaia, e das escolas básicas e secundárias Rodrigo de Freitas e Leonardo Coimbra, Filho, e ainda alunos do Liceu Francês Internacional do Porto” segundo o que se pode ler na página oficial de divulgação da Câmara do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A ação contou com o envolvimento de 1.400 crianças das cinco cidades, e do Porto estão presentes turmas das escolas básicas Ramalho Ortigão, Areosa, Augusto Gil e Miragaia, e das escolas básicas e secundárias Rodrigo de Freitas e Leonardo Coimbra, Filho, e ainda alunos do Liceu Francês Internacional do Porto.

“Gostaria que estivesses aqui!” foi  constituído por três sessões: a primeira em sala de aula, onde se exploraram os conceitos de património e sustentabilidade; a segunda numa visita orientada ao Centro Histórico, desde a Sé até à Ribeira; e a terceira correspondeu a uma visita e exploração de uma estação do Museu da Cidade. No final, cada criança deveria criar um postal sobre o património da cidade. Este seria enviado e partilhado com crianças das cidades parceiras

Estes trabalhos deram origem ao “Gostaria que estivesses aqui!”,  que é basicamente um caderno0 de bolso que também funciona como caderno de desenhos de forma a dar asas à imaginação.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2