Fazer com que as pessoas se deixem perder num labirinto de buxo.É este o desafio de mais uma sessão de “Um Objeto e seus discursos”.
Intitula-se Labirinto de Buxus sempervirens e é um dos ex libris da antiga Quinta da Lameira, hoje denominada Parque de São Roque. Resultou da divisão da Quinta da Bela Vista e foi pertença das famílias Ramos Pinto e Cálem, unidas pelo casamento de Maria Eugénia Ramos Pinto e António de Oliveira Cálem.
A propriedade foi adquirida pela Câmara do Porto à família Calém em 1979 e aberta ao público no mesmo ano.
Apesar do seu ambiente romântico , o que talvez mais se destaca neste bosque é o seu labirinto de buxo, cuja beleza reside na simplicidade e caráter lúdico.
Assim, a partir das 18h00 deste sábado, Francisco Guedes de Carvalho, arquiteto com especial apetência pela paisagem, e Raul Ramos Pinto, descendente da família ligada à quinta, com a moderação de Gabriela Leite, diretora municipal de Proteção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos, vão ajudar os participantes desta sessão a percorrer os caminhos do labirinto, não para encontrar a saída mas para se perderem nos seus encantos.
A participação tem um custo de 2 euros e o bilhete pode ser adquirido em www.bilheteiraonline.pt ou nos locais habituais.