PUB
Recheio 2024 Profissional

“Uma Ópera do Mundo”, de Manthia Diawara, exibido em Serralves

“Uma Ópera do Mundo”, de Manthia Diawara, exibido em Serralves
Depois de apresentado na documenta 14 (Atenas e Kassel), no ICA – Institute of Contemporary Arts (Londres), Centre Pompidou (Paris) e Serpentine Galleries (Londres), “Uma Ópera do Mundo” (2017), da autoria de Manthia Diawara, estreia no Porto, este sábado, 3 de fevereiro, às 18h, no auditório de Serralves.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Filme-ensaio, “Uma Ópera do Mundo” é baseado na ópera africana “Bintou Wéré. Un opéra du Sahel”, uma narrativa em torno do eterno drama da migração. A ópera, filmada em Bamako em 2007, serve de espelho para Manthia Diawara construir “uma história estética e reflexiva, através da música e da dança, sobre a atual crise dos refugiados e a tragédia intemporal da migração entre Sul e Norte, examinando a realidade dos encontros culturais através dos conceitos de mestiçagem e hibridismo”, pode ler-se na nota enviada às redações.
Manthia Diawara (Mali) é um prolífico escritor e cineasta. Para além da autoria de diversas publicações sobre cinema africano e das suas diásporas, destacam-se os seus livros de memórias e os filmes de ensaio que incluem: “Uma Ópera do Mundo” (2017), “Negritude, um Diálogo entre Soyinka e Senghor” (2015), “Édouard Glissant, One World in Relation” (2010), “Maison Tropicale” (2008) e “Rouch In Reverse” (1995).
Refira-se que a exibição do filme será seguida de uma conversa participada por Manthia Diawara (realizador), Jürgen Bock (produtor) e Nuno Crespo (diretor da Escola das Artes da Universidade Católica do Porto).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2