PUB
Santander Saúde

Uma nova ponte vai ligar Porto e Gaia

Uma nova ponte vai ligar Porto e Gaia

A nova travessia vai chamar-se Ponte D. António Francisco dos Santos e vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram esta quinta-feira a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro. A travessia vai chamar-se Ponte D. António Francisco dos Santos, em homenagem ao bispo que morreu em setembro do ano passado.

A infraestrutura vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto. A travessia será construída à cota baixa, terá 250 metros e ligação para trânsito rodoviário e transporte público, passagem pedonal e ciclovia.

O projeto será inteiramente financiado pelas duas autarquias, em partes iguais. As estimativas apontam para um investimento de cerca de 12 milhões de euros. Para a construção, estão previstos três a quatro anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Serão necessários dois concursos públicos, um para conceção, que será lançado ainda este ano, e um segundo, de caráter internacional, para a construção.

“É uma solução que vinha sendo exigida pelas necessidades atuais e pelo facto de as duas cidades conviverem quase como uma. Temos um centro histórico, não temos dois”, disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, à margem da apresentação que decorreu esta quinta-feira, no Laboratório Edgar Cardoso, equipamento próximo da ponte São João.

Já o autarca de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse acreditar que a nova ponte “vai transformar as duas margens”, sendo que do lado sul, é objetivo “explorar o potencial de acessos ao IC23 e à VL9”.

Os dois presidentes salientaram como meta o “alívio da pressão das pontes atuais”, bem como a “inclusão de territórios que ao longo dos tempos têm sofrido alguma estigmatização”, como referiu Eduardo Vítor Rodrigues.

Atualmente, existem seis pontes a ligar as duas margens: Ponte do Freixo, Ponte São João, Ponte Maria Pia, Ponte do Infante D. Henrique, Ponte Luís I e Ponte da Arrábida.

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem