PUB
Recheio 2024 Institucional

Uma montanha-russa de emoções no Teatro Nacional São João

Uma montanha-russa de emoções no Teatro Nacional São João

De 30 de maio a 10 de junho, o Teatro Nacional São João (TNSJ) assiste a uma montanha-russa de emoções, onde o teatro e a música são inseparáveis!

Antes de escalarem esta “Montanha-Russa”, Inês Barahona e Miguel Fragata quiseram saber das palavras e das ideias dos adolescentes. Recolheram diários, letras, imagens, canções, provocaram perguntas e recolheram respostas sobre as suas vidas e visões do mundo.

“Montanha-Russa” é uma digressão sobre a adolescência com muita música dentro. À dupla da companhia Formiga Atómica juntou-se Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, o duo dinâmico da banda portuense Clã. Juntos, constroem um espetáculo em que o teatro e a música disputam o palco, desafiando as convenções do “teatro musical” como quem desafia as leis da gravidade num loop.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Há ainda o desafio aos lugares-comuns da adolescência, esse lugar de fronteira e de passagem que é aqui observado a partir de “uma perspetiva íntima e confessional, uma dimensão secreta, privada, interior, mas que vive no desejo de ganhar um palco onde se possa exibir”.

“Montanha-Russa” é assim uma espécie de diário deixado em cima da mesa, o diário destilado nas redes sociais ou o diário perigosamente transportado para o liceu: uma intimidade a gritar “leiam-me!”, uma geração a querer fazer-se ouvir, ao som da música. Este projeto completa-se com a exibição de “Canção a Meio”, um filme de Maria Remédio que documenta o longo processo de criação do espetáculo, e com a festa Teen Friendly (1 junho, 22h30), onde não faltará muita animação para celebrar a verdadeira montanha-russa que é a adolescência.

A peça é apresentada no TNSJ à quarta e sábado às 19h, quinta e sexta às 21h e ao domingo às 16h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2