O “maior teatro musical de rua do país” está de volta ao Cais da Alfândega de Vila do Conde, de 17 a 20 de agosto.
Este ano, na sua 4ª edição, o espetáculo “Um porto para o Mundo” tem como título “Janelas da Alma”.
A temática central do espetáculo é os 700 anos da fundação do Mosteiro de Santa Clara, sendo a “janela” o principal elemento cénico, visto que era a partir das janelas do Mosteiro que as freiras acompanhavam e controlavam o movimento da Vila. Em “Janelas da Alma”, o público vai recuar cinco séculos e a partir das janelas do Mosteiro viver as emoções de outros tempos.
Este teatro musical de rua faz parte de um conjunto de ações do projeto “Um porto para o Mundo” que visa candidatar a Património Imaterial da Humanidade a construção e a reparação naval em madeira, atividade na qual os vilacondenses são reconhecidos como mestres e competentes executantes. “Apesar do foco se manter na construção naval, procura-se, todos os anos, abordar subtemas da história de Vila do Conde, uma história rica e documentada que vai para além de dez séculos”, explica a organização do evento.
De referir que o teatro de rua é representado pela própria comunidade vilacondense. Participam nesta edição cerca de 400 voluntários de todas as idades sem qualquer experiência de representação teatral, tendo ainda a particularidade de ser um projeto inclusivo.