PUB
Recheio 2024 Profissional

Um orgulho! Estudantes do Porto vencem concurso internacional de Arquitetura

Um orgulho! Estudantes do Porto vencem concurso internacional de Arquitetura

A qualidade do que se faz na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) já é do conhecimento de todos, a nível mundial. Desta vez, Portugal alcançou um marco significativo ao vencer, pela primeira vez, a fase internacional do Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain.

O projeto vitorioso, intitulado “SIENI PARK,” foi desenvolvido pelos alunos Francisco Peneda Ferreira, Pedro Tiago Gaspar e João Pedro Henriques, da FAUP.

Esta 19ª edição do concurso contou com a participação de estudantes de 224 universidades de 29 países. Os concorrentes foram desafiados a projetar uma transformação arquitetónica para um espaço urbano/rural pertencente à Universidade de Helsínquia, situado na área de Viikki, nos arredores da capital finlandesa.

O evento da entrega de prémios, realizado entre 10 e 12 de junho de 2024, também celebrou os 20 anos deste concurso internacional, iniciado em 2004 na Sérvia.

O “Sieni Park”, proposto pela equipa portuense, é um projeto profundamente enraizado na cultura e no espírito comunitário finlandês. O projeto pretende criar um refúgio sereno em Viikki, conectando residências, áreas de trabalho e o campus universitário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O design combina harmoniosamente as estruturas antigas e novas, baseado em três pilares principais: sustentabilidade, inovação e conforto. Desta forma, o projeto não só é futurista e duradouro, como também possui baixa energia incorporada e respeita as práticas locais de construção ecológica.

O júri internacional elogiou o projeto português, destacando: “em termos de planeamento urbano, detalhes arquitetónicos e qualidade geral, a solução é abrangente e de alto nível. O edifício apresenta uma proposta de fachada interessante, possivelmente ainda aperfeiçoável devido às condições climáticas adversas do local”.

Vasco Pereira, diretor da Academia Saint-Gobain e gestor do concurso em Portugal, expressou a sua satisfação: “é com enorme satisfação que ano após ano recebemos projetos de estudantes de arquitetura de todo o mundo, que honram o compromisso da Saint-Gobain com a promoção da arquitetura sustentável. Particularmente este ano, verificar que um projeto português vence este concurso atesta a qualidade e a diferenciação dos nossos estudantes a nível mundial”.

A 20ª edição do Concurso de Estudantes de Arquitetura Saint-Gobain está agendada para o próximo ano em Nord-Isère, França. Durante a cerimónia de prémios, foi apresentado um esboço inicial do desafio arquitetónico que será proposto aos futuros concorrentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem