Antes da interrupção para férias, o ciclo “Um Objeto e Seus Discursos por Semana”, promovido pela autarquia portuense, terá uma última sessão este sábado, pelas 18h00, na Praia da Luz. Durante a iniciativa, de entrada gratuita, os cidadãos serão convidados a “olhar de perto os Gnaisses da Foz do Douro”.
Em comunicado enviado às redações, a organização recordou que “as rochas da orla marítima do Porto terão emergido há cerca de 580 milhões de anos, por pressão do choque das placas continentais, segundo a teoria da deriva dos continentes”. Presentes na conversa estarão uma geóloga, Maria dos Anjos Ribeiro, uma teórica da fotografia, Maria do Carmos Serém, e o presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde, Nuno Ortigão. De referir que, pela sua importância para a história geológica do país e do continente euro-asiático e pelo seu potencial pedagógico, aquele geossítio foi classificado pelo município em 2001, na sequência de uma proposta desenvolvida pelo Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
O ciclo de debates regressará, depois, a 5 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal, no âmbito da Feira do Livro do Porto.