Já não falta muito para que o Quarteirão de Miguel Bombarda, um dos mais ricos culturalmente no Porto, volte a ser palco de atividades artísticas. Isto porque é já no dia 16 de novembro, das 16h às 20h.
Como recorda a Ágora, este evento bimestral, conhecido como Inaugurações Simultâneas, celebra a arte contemporânea, com diversas galerias e espaços alternativos, onde são abertas novas exposições.
Entre as principais atrações ao ar livre, há três propostas em particular que esperam os visitantes. Na zona pedonal da Rua de Miguel Bombarda, próximo a Cedofeita, vai ocorrer uma oficina de desenho de “Urban Sketching”, coordenada pelo artista Vasco Mota.
Fundador do projeto “Rabiscar o Porto” em 2021, este convida pessoas de todas as idades a capturar a cidade em ilustrações. A participação é gratuita, sem exigência de experiência ou materiais, que estarão disponíveis no local. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].
Simultaneamente, do outro lado da rua, haverá uma oficina de dança com os estilos waacking e house, coordenada por Catarina Campos e Melissa Sousa, com músicas selecionadas por Jul Nako. Segundo a entidade organizadora, a atividade, promovida pelo projeto YOLK, é aberta a qualquer pessoa, sem necessidade de inscrição.
Como de costume, o evento também inclui visitas guiadas a algumas das galerias participantes. Realizadas por estudantes de artes visuais da Escola Superior de Educação e com tradução para a língua gestual portuguesa pela Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, essas visitas ocorrem às 16h00 e 17h30, com 15 vagas em cada horário.
Os interessados devem inscrever-se até ao dia 15 de novembro, às 13h, através do e-mail [email protected].
Para esta sexta edição de 2024, o cartaz foi criado por Rui Vitorino Santos, ilustrador e professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, que também apresentará uma mostra individual na Ó! Galeria (Rua de Miguel Bombarda, 61).