PUB
CIN - Branco Perfeito

U.Porto prepara forte aposta no desporto para 2021

U.Porto prepara forte aposta no desporto para 2021

Dinamizar o estádio universitário, construir ginásios ao ar livre e promover um estilo de vida mais saudável estão entre as principais propostas da Universidade do Porto para o próximo ano. 

“Estamos a desenvolver um plano integrado para a promoção da saúde e bem-estar na Universidade do Porto (…) Este é um desígnio estratégico subjacente à visão até 2025 desta equipa reitoral”, revelou Joana Carvalho, pró-reitora com o pelouro do desporto e qualidade de vida, em declarações à Agência Lusa, citadas pelo Observador. 

De acordo com a responsável, o objetivo da instituição é “promover um estilo de vida mais saudável”, através da atividade física, alimentação saudável, saúde mental, sexual, oral e sustentabilidade do campus. 

A nossa prioridade é aumentar a qualidade de vida por meio do desporto, por isso as nossas ações consideram todos os aspetos do desporto; seja competitivo, de treino ou desporto para todos”, afirmou, destacando os “excelentes resultados” que a instituição tem tido em participações nacionais e internacionais. “O nosso foco principal é criar condições para que todos os alunos e funcionários da universidade possam praticar desporto”, acrescentou. 

A universidade pretende, assim, “abrir as portas do estádio municipal”, disponibilizando as suas instalações e relvados a toda a comunidade, construir ginásios ao ar livre nos três polos e outras estruturas desportivas em todas as unidades orgânicas assim como “aumentar a promoção da saúde mental” e desmistificar problemas como a ansiedade, criando cursos de gestão de stress e ansiedade. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além disso, quer ainda dar continuidade a projetos como o “Pausa Ativa” ao longo do próximo ano, de forma a que “nas aulas mais longas os estudantes possam fazer uma pausa ativa durante 15 minutos”. 

“Queremos que a atividade física entre de forma natural na rotina da comunidade académica e ao criar estas oportunidades estamos a tentar contribuir para que as pessoas tenham forma física”, salientou Joana Carvalho. 

Estas foram algumas das propostas reveladas depois da participação da U.Porto na “Healthy Campus”, onde recebeu certificação máxima por parte da Federação Internacional de Desporto. 

Foto: CDUP

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem