Sogrape

U.Porto foi a instituição que mais alunos mobilizou ao abrigo do Erasmus+

U.Porto foi a instituição que mais alunos mobilizou ao abrigo do Erasmus+

De acordo com o relatório anual “Erasmus+ 2018 in numbers” da Comissão Europeia, a Universidade do Porto foi a instituição de ensino superior que mais estudantes portugueses e internacionais encaminhou para estudarem ao abrigo deste programa de mobilidade.

Este resultado é o “culminar de um grande investimento feito na sensibilização dos estudantes para a importância de terem uma experiência internacional”, considera a vice-reitora da U.Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, em declarações à agência Lusa, citada pelo Notícias ao Minuto.

“Isto resulta da conjugação da valorização interna e da importância da experiência da mobilidade internacional com o aumento que temos conseguido, através de projetos de Erasmus+, de financiamentos”, realçou.

O relatório anual “Erasmus+ 2018 in numbers” da Comissão Europeia indica que a Universidade do Porto encaminhou 1.106 estudantes portugueses e internacionais para estudarem ao abrigo deste programa de mobilidade, tendo sido a instituição de ensino superior que mais alunos mobilizou.

Maria de Lurdes Correia Fernandes disse ainda à Lusa que este é um resultado “a superar”. “Não só vamos continuar, como vamos aumentar, uma vez que o ano passado tivemos 27 projetos Erasmus+ aprovados e, este ano já vamos com 40”, revelou a vice-reitora, adiantando já terem “partido” 1.385 estudantes da Universidade do Porto para 50 países.

“Os destinos de eleição” dos estudantes têm sido Espanha, Itália, Alemanha e Polónia mas já se começa a notar a escolha por países de outros continentes, nomeadamente, na América do Sul e na Ásia.

Segundo a responsável, a Universidade do Porto recebe mais estudantes do que aqueles que envia. “O que estamos a tentar é que haja um pouco mais de equilíbrio, por um lado, não cair em exageros de mobilidade, que depois também pode prejudicar a qualidade da formação e, por outro, incentivando mais a ida dos nossos estudantes”, concluiu.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes