PUB
Philips S9000

U.Porto entre as melhores do mundo em 34 disciplinas

U.Porto entre as melhores do mundo em 34 disciplinas

A edição 2019 do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects coloca a Universidade do Porto entre as melhores em 34 disciplinas científicas, sendo líder nacional em doze das disciplinas analisadas.

Considerado um dos mais prestigiados rankings do mundo, o ranking de Xangai por disciplinas analisou este ano o desempenho científico de mais de 4000 universidades de 80 países, em 54 disciplinas relacionadas com os domínios das Ciências Naturais, da Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

Na área da Ciência e Tecnologia Alimentar, a U. Porto ocupa a 11.ª posição mundial. Na comparação com as restantes universidades portuguesas, a U.Porto é também a melhor classificada nos domínios da Engenharia Química (na posição 51-75 mundial), Engenharia Biomédica (76-100), Saúde Pública (101-150), Medicina Clínica e Medicina Dentária (201-300).

“A liderança nacional da U.Porto estende-se ainda aos domínios das Ciências Veterinárias (na posição 51-75 mundial), Ecologia, (entre as 101-150 melhores do mundo), Ciência e Engenharia do Ambiente e Ciências Biológicas Humanas (151-200), Educação e Nanociência e Nanotecnologia (201-300)”, aponta o portal de notícias da instituição portuense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A U.Porto surge ainda entre as 101 e as 150 melhores do mundo dos domínios das Ciências Agrárias, Ciências Farmacêuticas e Engenharia Civil; entre as 151 e as 200 melhores em Ciência e Tecnologia dos Transportes e Oceanografia; entre as 201 e as 300 melhores em Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciência da Energia, Engenharia Mecânica, Geografia, Instrumentos de Ciência e Tecnologia; entre as 301 e as 400 melhores em Ciência Atmosférica, Ciência e Engenharia de Computadores, Ciência e Engenharia de Materiais, Economia, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Gestão e Química; e entre as 401 e as 500 melhores em Ciências da Terra, Física e Psicologia.

As universidades norte-americanas lideram 35 áreas do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2019, mais 24 do que as universidades japonesas. Destaque para Harvard, que surge em primeiro lugar em 14 das disciplinas analisadas.

Segundo a U.Porto, a avaliação do ranking sustenta-se em indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto, o número de citações (com base no banco de dados InCites), a colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem