PUB
CMPorto

U.Porto distinguida como a instituição de ensino superior mais solidária do país

U.Porto distinguida como a instituição de ensino superior mais solidária do país

A Universidade do Porto foi, pelo segundo ano consecutivo, distinguida com o galardão “IES +Solidária”, que a reconhece como a instituição de ensino superior mais solidária de Portugal.

A informação foi avançada pela própria Universidade, esta segunda-feira, no seu portal de notícias, onde dá conta das palavras do reitor, António de Sousa Pereira, face a este reconhecimento. “Mostra que há um trabalho continuado e um envolvimento constante da nossa comunidade académica em projetos de voluntariado. Ao apresentarem o maior número de candidaturas (21) aos Prémios de Voluntariado Universitário, os nossos estudantes manifestaram o seu enorme empenho em causas solidárias”.

A “Escola de Superpoderes”, um dos projetos candidatos, e criados pela associação juvenil Transformers, dentro da Universidade do Porto, foi, inclusive, eleito um dos vencedores da 4.ª edição dos Prémios de Voluntariado Universitário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Neste projeto, os voluntários dão aulas semanais de diferentes talentos – do futebol, ao kickboxing, remo, surf, culinária, teatro, ou meditação – a crianças e jovens enquadrados em bairros sociais, prisões ou centros de acolhimento. Estes jovens são, depois, desafiados a identificar problemas nas suas comunidades, sob a responsabilidade de criarem ações para os minimizar”, salienta a U.Porto, acrescentando que o projeto já se alargou, entretanto, a mais de 20 cidades, e envolve, atualmente, 600 crianças e 50 mentores voluntários.

Com o prémio agora atribuído, no valor de 4 mil euros, será possível “financiar o apoio dado a cerca de 100 crianças/jovens em risco de exclusão social e com problemas de aprendizagem”, completa a nota divulgada. De referir que a “U.DREAM”, que se foca na inclusão de crianças e apoiam no desenvolvimento de competências pessoais e de envolvência na comunidade, e o Já T’Explico”, que visa apoiar o desenvolvimento de atividades focadas no combate ao insucesso de crianças e jovens em situações socioeconómicas difíceis, foram outros dos projetos distinguidos na cerimónia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil