Sogrape

U.Porto destaca-se mundialmente em 22 áreas de estudo

U.Porto destaca-se mundialmente em 22 áreas de estudo

Um dos mais conceituados rankings internacionais do Ensino Superior – “QS World University Rankings by Subject” -, colocou a Universidade do Porto entre as 400 melhores universidades do mundo em 22 áreas de estudo.

Segundo a instituição, que avançou com a informação na quarta-feira, Arquitetura, Desporto, Engenharia Civil e Engenharia Química foram as áreas em que a universidade conseguiu obter a melhor avaliação nesta edição, reforçando assim a sua presença no “Top 100” mundial.

A área da Engenharia e Tecnologia é aquela em que a U.Porto se encontra melhor posicionada (156.º lugar a nível mundial), na avaliação da “Quacquarelli Symonds” (QS), com resultados também consideráveis nas restantes áreas, que melhoraram a sua performance em comparação com os dados do ranking anterior. Artes e Humanidades, que no ano passado se fixava na 311.ª posição ocupa agora a 273.ª, Ciências da Vida e Medicina a 249.ª, por comparação com a 260.ª em que estava em 2019, Medina, que era 355.ª, está na 316.ª e Ciências Naturais, antes 312.ª, está na 294.ª posição.

No que respeita às áreas de estudo específicas, a U.Porto surge entre as melhores do mundo em 22 das 48 que foram avaliadas. “Além das quatro áreas já referidas, a U.Porto melhora também a sua posição nos rankings específicos de Ciências Biológicas e Matemática, passando a figurar nos grupos das 201-250 e das 251-300 melhores do mundo, respetivamente”, lê-se na nota divulgada.

De acordo com os dados, a U.Porto mantém-se também “entre as 101 e as 150 melhores nas áreas de Agricultura, Educação e Engenharia Mecânica; entre as 151 e as 200 melhores em Arte e Design, Ciências do Ambiente,Engenharia Electrotécnica, Farmácia e Farmacologia; entre as 201 e as 250 melhores em Ciência dos Materiais, Línguas Modernas, Medicina e Química ; e entre as 251 e as 300 melhores em Biologia, Ciência de Computadores, Economia, Finanças e Sociologia” e integra ainda “o grupo das 350 melhores nos rankings de Gestão e Matemática e o “Top 400” em Física e Astronomia”.

De acordo com o comunicado, a “única nota negativa” da edição 2020 do “QS World University Rankings by Subject” está relacionada com a “saída da U.Porto do «top» mundial em Sociologia”, área na qual se tinha estreado na edição passada.

Importante referir ainda que em comparação com as restantes instituições de ensino superior nacionais, a U.Porto se destaca como “a melhor universidade portuguesa” nas áreas de Educação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica/Aeronáutica, Engenharia Química, Medicina e Química.

Já no que respeita às áreas de Agricultura, Arquitetura, Ciência de Computadores, Ciência dos Materiais, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto, Economia, Engenharia Elétrica e Eletrónica e Matemática, a U.Porto encontra-se em 2º. lugar.

A Universidade de Harvard (EUA) lidera os rankings das cinco áreas avaliadas, seguido do Massachusetts Institute of Technology (EUA) e da Universidade de Oxford (Reino Unido). Segundo a U.Porto, a avaliação do ranking sustenta-se em indicadores de reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes