PUB
CMPorto

U.Porto debate “o processo criativo multidisciplinar”. “Creativity Talks” arrancam esta quinta-feira.

U.Porto debate “o processo criativo multidisciplinar”. “Creativity Talks” arrancam esta quinta-feira.

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) está a promover um fórum de discussão sobre processos multidisciplinares de pensamento criativo.  

O objetivo, segundo explicou João Cardoso, diretor do departamento de engenharia, é estimular “a criatividade e o pensamento criativo nos estudantes universitários e de identificar possíveis contribuições da Engenharia Informática em áreas em que a criatividade é essencial”. 

“Mais do que procurar respostas, a ideia é levantar e debater questões sobre criatividade. Porque ser criativo também é ser inquieto!”, salientou, por sua vez, Fátima São Simão, diretora de desenvolvimento – Artes da UPTEC. 

“Do que falamos quando falamos em criatividade? Como é que a criatividade influencia a técnica e vice-versa? Onde é que uma começa e a outra termina? Porque é que a arte é tão importante para a criatividade? Até que ponto as tecnologias digitais potenciam ou ameaçam o nosso processo criativo?” são algumas das questões que serão debatidas no ciclo de conferências, que arranca já esta quinta-feira, 25 de fevereiro.   

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A primeira sessão, intitulada “O Estudo Científico e Computacional da Criatividade”, terá como orador Geraint Wiggins, professor de Criatividade Computacional na Vrije Universiteit Brussel e na Queen Mary University of London, Reino Unido, e presidente da Associação para a Criatividade Computacional. A conversa está agendada para as 17h00 e contará com a moderação de Amílcar Cardoso, professor catedrático da Universidade de Coimbra. 

A participação na iniciativa é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Segundo salienta a organização, citada pelo portal de notícias da U.Porto, as primeiras quatro “Creativity Talks” vão acontecer em formato digital. Contudo, o objetivo é que possam decorrer em espaços emblemáticos da cidade, assim que o contexto atual de pandemia o permita. 

A iniciativa é organizada pela FEUP e conta também com o apoio da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), Psicologia e Ciências de Educação (FPCEUP), Letras (FLUP), da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto e da Casa Comum/Reitoria. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem