PUB
CMPorto

U.Porto debate o papel das universidades na dinâmica cultural do país

U.Porto debate o papel das universidades na dinâmica cultural do país

Que papel pode ter a Universidade na dinamização cultural de uma região e de um país? Que instituições pode mobilizar e quantos palcos de fruição pode proporcionar? Poderá despertar interesses, hábitos e circuitos culturais? No fundo, quantas cidades, dentro da mesma cidade, pode fazer imaginar?  

São estas as perguntas às quais a conferência virtual “Encontro Nacional Universidade e Cultura #1”, organizada pela Universidade do Porto, em parceria com o Plano Nacional das Artes, procura dar resposta na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro. 

De acordo com Fátima Vieira, vice-reitora da Universidade do Porto, é necessário “instituir a universidade como um lugar de cultura: uma cultura que questiona, explora, imagina e se interessa pelo Outro, que transgride as fronteiras do saber, que dá instrumentos para a compreensão do mundo, que se assume como princípio fundador de valores sociais, ecológicos e de cidadania, como ferramenta de colaboração e participação e como motor de uma dinâmica universitária de criatividade e inovação”. 

Em comunicado, a U.Porto sublinha que, quanto maior for o envolvimento com a região e o país, mais estimulante, transversal e sustentado será o processo de aprendizagem. Mais profundo será o conhecimento da história e cultura da cidade, do país e do mundo. “Pretendemos, por isso, que a universidade seja, realmente, uma porta de entrada para a construção de um presente inclusivo, democrático e suscetível de desenvolver, entre todos, a vontade de conhecer mais. Fazer da intervenção cultural um polo gerador de conhecimento, tolerância, inovação e desenvolvimento é a missão que a Universidade do Porto quer partilhar e debater”, lê-se.   

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O encontro contará, entre outros, com as intervenções da ministra da Cultura, Graça Fonseca, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do reitor da Universidade do Porto e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António de Sousa Pereira, do Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, e de representantes de universidades nacionais e internacionais. 

Entre os oradores internacionais estará Fernando Mencarelli, diretor de ação cultural da Universidade Federal de Minas Gerais, e Emmanuel Ethis, atual Reitor da Academia de Rennes que presidiu à Comissão Cultura e Universidade

O “Encontro Nacional Universidade e Cultura #1” pode ser acompanhado no canal de Youtube da Universidade do Porto. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem