A partir de segunda-feira, 21 de setembro, cerca de 32 mil alunos da Universidade do Porto vão poder renovar, online, o passe Andante sub23, evitando assim “longas filas de espera”. A medida, anunciada pela Metro do Porto, resulta da renovação da parceria entre os Transportes Intermodais do Porto (TIP) e a instituição de ensino portuense.
Num comunicado enviado às redações, a empresa explicou que os documentos necessários à renovação do passe podem ser validados através do site estudante.tip.pt, onde pode também ser feita a alteração do cartão sub23 para a aplicação Anda.
“Após a autenticação no sistema da U.Porto e registo do número do cartão Andante ou número de telemóvel associado à aplicação Anda, o estudante fica com o perfil «automaticamente renovado», lê-se na informação divulgada. Para concluir o processo, deverá depois efetuar o primeiro carregamento da mensalidade, desta vez presencialmente, numa loja Andante, nas bilheteiras CP com venda Andante, nos municípios aderentes ou num agente “Payshop”.
Por sua vez, reforça, o processo de renovação torna-se “ainda mais simples” para os estudantes que já utilizem a aplicação Anda, ficando o mesmo concluído apenas com o registo no site.
De acordo com a Metro do Porto, esta é uma solução que “assume cada vez maior relevância no contexto atual”, uma vez que não implica “qualquer deslocação à rede de vendas Andante para carregamento mensal da assinatura”.
Durante o próximo ano letivo, a empresa pondera alargar o processo às restantes instituições de Ensino Superior do Porto.