PUB
Recheio 2024 Institucional

U.Porto alarga testes serológicos a todos os estudantes

U.Porto alarga testes serológicos a todos os estudantes

A partir da próxima segunda-feira, os estudantes de mestrado e doutoramento da Universidade do Porto vão poder participar no programa de testes serológicos da instituição, uma iniciativa que arrancou, em junho, com os funcionários docentes e não docentes e que se alargou depois aos estudantes do primeiro ciclo. 

A realizar no edifício histórico do ICBAS –  Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, em data e horário previamente definido, os testes, realizados pelo Instituto de Saúde Pública da U.Porto, permitem “detetar a presença de anticorpos das classes IgG e IgM para o vírus SARS-CoV-2 e, assim, avaliar se uma pessoa esteve infetada com o coronavírus, independentemente de ter tido ou não sintomas de covid-19”, explica a U.Porto. 

O procedimento demora cerca de dez minutos e consiste na análise de uma gota de sangue, recolhida através de uma picada no dedo, acrescenta, adiantando que será ainda aplicado “um breve inquérito epidemiológico” para avaliar a possibilidade de contacto com casos suspeitos ou confirmados covid-19. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os resultados, confidenciais, serão transmitidos aos estudantes pouco tempo depois da realização do teste.

Os estudantes interessados em realizar o teste serológico devem fazê-lo aqui.

Note-se que a Universidade do Porto foi uma das primeiras instituições portuguesas a providenciar estes testes à comunidade académica, uma por diversas vezes elogiada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, considerando-a “inédita” e “merecedora de ser replicada”, recorda a U.Porto. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem