
Os italianos têm especial apreço pela “autenticidade” de Portugal, em particular pelo Norte, sentindo-se “em casa” sempre que viajam para a região. As palavras são de Marcelo Rebanda, da delegação do Turismo de Portugal em Itália, que confirmou a informação durante o webinar “A Hora de Itália”.
De acordo com o responsável, “a gastronomia, os vinhos, o turismo religioso, a saúde e bem-estar e o luxo acessível” são os produtos estratégicos que estão no topo das preferências dos italianos, pesando na hora de decidir visitarem o país.
Face a este anúncio, Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, destacou que o mercado italiano ocupava, em 2019 “a posição número sete no ranking dos principais fluxos turísticos para Portugal e também para o Porto e Norte, tendo nesse ano crescido 12,5 por cento”.
De acordo com os dados reportados, há um “crescente interesse” pelas faixas etárias mais jovens em visitar Portugal. Uma tendência que, de acordo com o Turismo do Porto e Norte, pode estar a ser impulsionada pelo “considerável número de estudantes Erasmus no país”, que no «passa a palavra» o descrevem como “fantástico, genuíno e carregado de história”.
O webinar “A Hora de Itália” decorreu no âmbito do ciclo de sessões digitais promovidas pelo Turismo do Porto e Norte, com o intuito de “diagnosticar as tendências de mercado”. Até então, a entidade já fez a auscultação do mercado espanhol, francês, brasileiro e norte-americano.