Já no que toca aos turistas que visitaram o país em negócios, o gasto foi de, em média, 488 euros, o que corresponde a um aumento de apenas cinco euros em relação a 2011.
À semelhança da tendência que se tem vindo a verificar nos últimos tempos, as companhias low-cost são as preferidas pelos turistas que procuram o Porto e Norte de Portugal com o intuito específico de gozar férias. Destaca-se a Ryanair, a companhia aérea escolhida por 72,7 por cento dos turistas em lazer para viajar. No segmento de negócios, a TAP é a eleita, na medida em que três em cada quatro turistas chegaram ao país com a companhia portuguesa.
De acordo com o inquérito, o principal motivo que traz os turistas ao Porto e Norte de Portugal continua a ser o lazer: 75 por cento dos turistas viajaram para a região com o intuito de gozar férias. Quanto aos principais mercados emissores de turistas no segmento de lazer, entre julho e setembro, destaca-se a França e a Espanha. Por outro lado, um em cada quatro turistas que visitaram o Porto e Norte de Portugal em negócios eram de nacionalidade espanhola, seguindo-se Inglaterra e Itália. O estudo revela ainda que os turistas estão globalmente satisfeitos, apresentando a intenção de recomendar o Porto e Norte de Portugal aos amigos e ainda de regressar. O “Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal” é um estudo trimestral levado a cabo pelo IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os dados recolhidos têm por base um inquérito por entrevista pessoal (neste caso 406), aplicado na sala de embarque do aeroporto. O objetivo é o de traçar a evolução do perfil dos turistas que visitam a região, quer em lazer quer em negócios.
Terça-feira 20 Novembro, 2012