Tal como a VIVA já tinha vindo a noticiar, a taxa turística em Matosinhos cresce para os 2 euros por noite, em 2025. Quer isso dizer que entrou em vigor, esta quarta-feira, dia 1 de janeiro, a nova medida imposta pela Câmara Municipal.
De acordo com o Porto Canal, o valor referido é pago por pessoa até um máximo de 7 noites consecutivas. Os 2 euros são pagos para turistas que durmam em hotéis, alojamentos locais e até para quem desembarque no terminal dos cruzeiros.
Em parques de estacionamento, por exemplo, o valor a ser pago é de 50 cêntimos. Importa ainda referir que os valores mencionados só deverão ser pagos por turistas que tenham idade superior a 16 anos.
Também ficam isentos de qualquer pagamento aqueles que pernoitam em Matosinhos, por questões médicas. Quem estiver ao abrigo desta condição também tem direito a que uma pessoa acompanhante usufrua dessa mesma isenção de pagamento de taxa turística.
Segundo a mesma fonte, também quem usufruir de estadia, por motivos relacionados com despejo, ou até os próprios residentes de Matosinhos, não terão de pagar nenhum tipo de taxa adicional.
Nas palavras da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a taxa turística em questão tem a ver com o crescimento da procura por Matosinhos, enquanto destino turístico. No seu entender, trata-se de “um dos principais destinos turísticos portugueses”.
“Além disso, o município atua como porta de entrada de um largo volume de visitantes da região Norte que chegam por via marítima, através do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” – acrescentou a autarca (via Porto Canal)