A partir de 1 de janeiro, Matosinhos começará a aplicar uma taxa turística de dois euros por noite a hóspedes de hotéis, alojamentos locais e passageiros que desembarquem no Terminal de Cruzeiros.
Esta medida, oficializada com a publicação do regulamento em Diário da República, estabelece um limite máximo de cobrança por sete noites consecutivas e aplica-se a visitantes com idade igual ou superior a 16 anos.
De acordo com o Porto Canal, para estadias em parques de campismo e albergues, o valor será reduzido para 50 cêntimos por noite. Estão isentas desta taxa as pessoas em estadias relacionadas com tratamentos médicos (e respetivos acompanhantes), portadores de deficiência, residentes no concelho e indivíduos alojados devido a situações de despejo ou apoio social.
Segundo a Câmara Municipal, a implementação desta taxa surge como resposta ao crescente fluxo turístico no concelho, que se consolidou como um destino de referência em Portugal. Este aumento da procura tem exigido maior investimento em infraestruturas, requalificação urbana, limpeza, segurança e atividades de animação, justificou o município.
A autarquia destacou também o papel estratégico do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, que serve como ponto de entrada para um grande número de visitantes à região Norte. Com a introdução da taxa turística, pretende-se reforçar a capacidade de manutenção e promoção de Matosinhos como destino turístico sustentável, assegurando a continuidade do crescimento no setor e apoiando os agentes económicos locais.
O regulamento foi aprovado em Assembleia Municipal no final de novembro. A câmara defende que esta medida segue o princípio da partilha justa de encargos, transferindo para os turistas parte dos custos associados à infraestrutura e aos serviços criados especificamente para atender às suas necessidades, preservando assim os recursos para os residentes do concelho