O acesso de visitantes aos postos de turismo de Matosinhos, indica a câmara, “registou um crescimento de 53,28 por cento no ano de 2016, correspondendo a um total de 16.577 atendimentos”, um número que compara com as 10.815 visitas em 2015.
Para a Câmara de Matosinhos, “entre as principais causas do aumento do turismo” no concelho estão as “visitas relacionadas com os Caminhos de Santiago, que registaram um aumento de 124 por cento entre 2015 e 2016 (de 2424 para 5443 peregrinos)”.
A este fator de atratividade juntam-se as “principais apostas da promoção turística da Câmara Municipal de Matosinhos” como a gastronomia, o surf, a arquitetura, o ‘design’ e os grandes eventos culturais, como a EDP Beach Party.
A gastronomia foi o motivo escolhido por 1120 utentes dos postos de turismo no último ano, número que representa um aumento de 57,5 por cento face ao ano anterior.
De acrescentar a capacidade de atração turística do Terminal de Cruzeiros de Leixões, o aumento do número de passageiros no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e “a aposta no acolhimento de grandes eventos, como o Rally de Portugal ou o ComicCon Portugal”.
A acompanhar o crescimento do turismo no concelho de Matosinhos tem estado um “aumento da oferta de alojamento turístico no município, com a abertura recente de novas unidades de alojamento, com registo de mais de 50 novas acomodações nos últimos dois anos”, indica a câmara, adiantando que está prevista a conclusão de uma nova unidade hoteleira para 2017.