O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) defendeu, esta terça-feira, que os sucessivos Governos preferiram apostar no alcatrão, “esquecendo” a importância económica da linha férrea, acrescentando que é necessário “muito investimento” na Linha do Douro para que turismo cresça nesta região do país.
Melchior Moreira, presidente desta entidade, afirmou à agência Lusa que “os sucessivos Governos preocuparam-se acima de tudo em apostar nas acessibilidades terrestres, apostar claramente no alcatrão, esquecendo um pouco a importância económica que a linha férrea podia ter no País”.
Alguns operadores turísticos no Douro acusaram a CP de “mau serviço” da CP, afirmando que este estaria a provocar “consequências negativas” às empresas e ao turismo na região.
Segundo os operadores, “continua a haver ligações suprimidas em cima da hora, sobrelotação das carruagens, faltas de manutenção e avarias recorrentes do material circulante, falhas nos sistemas de ar condicionado, carruagens grafitadas (vidros incluídos) e o recurso reiterado a autocarros que fazem por via terrestre o percurso que milhares de turistas antecipadamente escolheram fazer por ferrovia”.
Melchior Moreira afirmou que “hoje percebemos que é importante apoiarmos a linha férrea e sinto que, de facto, por parte do poder central, se calhar, não há hoje também esta possibilidade de investimento imediato na linha férrea”.
O responsável afirmou, ainda, que percebe “claramente, as reivindicações dos operadores do Douro, porque hoje há que falar em “complementaridade, ou seja, permitir aos turistas que ou saiam do Porto por linha férrea e possam regressar de barco à Ribeira [do Porto] ou ao cais de Gaia, ou precisamente ao contrário”.
Em relação à Linha do Douro, Melchior Moreira recordou que foram lançados dois concursos para a eletrificação e que isso são “boas notícias”.
Melchior Moreira referiu ainda que tem tido “muitos diálogos” quer com o presidente da CP, Manuel Queiró, quer com o vice-presidente da REFER, Ribeiro dos Santos, para alertar da importância que a linha do Douro é para a promoção turística do Porto e da região Norte.