
Ao que tudo indica, a Câmara do Porto vai mesmo proibir a circulação de tuk-tuks em algumas ruas da Baixa. O anúncio foi oficializado pela autarquia, esta quarta-feira, dia 2 de abril, sendo que o objetivo é promover “a eficiência da mobilidade urbana” (via JN).
As ruas onde a circulação será proibida são:
- Largo dos Loios
- Rua Trindade Coelho
- Rua Mouzinho da Silveira
- Rua da Ribeira Negra
- Rua do Infante D. Henrique
- Rua de Fernandes Tomás
- Rua Formosa
- Praça de Almeida Garrett
- Túnel da Ribeira
Segundo a autarquia liderada por Rui Moreira, o grande foco é “promover uma maior fluidez do trânsito, a segurança dos peões e a acessibilidade dos transportes públicos”. A proibição é generalizada a triciclos e quadriciclos.
A proibição entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de abril. Recorde-se que, no final do mês de janeiro, havia sido aprovada pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto uma providência cautelar interposta por operadores turísticos na cidade.
Estes mostraram-se contra a regulamentação que os proibia de circular naquela zona da cidade Invicta. Logo na altura, Rui Moreira informou que a Câmara do Porto iria avançar com regras capazes de restringir o trânsito no local.
Segundo o município do Porto, o que se pretende é viabilizar em simultâneo “o turismo, a qualidade de vida dos residentes e trabalhadores da cidade e a operacionalidade dos transportes públicos e serviços de emergência”.
Ainda assim, a Câmara realça que esta medida não vai ter um impacto “significativo” nas atividades económicas. Isto porque a restrição é “localizada e não inviabiliza a realização de serviços turísticos ocasionais reclamados pelos operadores de animação turística” (via JN).