A autarquia local considera que a empreitada – que dura há já oito anos, num investimento de dez milhões de euros – representa um “novo espírito urbano”. Em causa estão os Parques de Nossa Senhora das Dores e Doutor Lima Carneiro, localizados no centro da Trofa, distrito do Porto, financiados em 85% por fundos comunitários e em 15% pela câmara.
De recordar que, em março de 2014, o município da Trofa, liderado pela coligação PSD/CDS-PP de Sérgio Humberto, pediu à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) a extensão do prazo de execução da obra para não perder fundos comunitários. Na altura, a autarquia explicou que a empreitada estava atrasada devido à falta de liquidez do consórcio responsável pela obra, argumentando que não optaria pela troca de responsáveis para evitar “uma possível paragem” motivada pelo lançamento de um novo concurso. “O pedido de prorrogação de prazo foi concedido e, agora, está tudo por um fio. Oito anos depois, um projeto que passou por três executivos [referindo-se ao PSD de Bernardino Vasconcelos, ao PS de Joana Lima e agora à liderança PSD/CDS-PP] vai ser terminado e os trofenses terão mais qualidade de vida”, afirmou o presidente da câmara, Sérgio Humberto.
Os Parques de Nossa Senhora das Dores e Doutor Lima Carneiro vão acolher um auditório, os serviços de Educação e Ação Social locais, uma loja interativa dedicada ao turismo, coretos, um parque infantil e um parque de estacionamento com 170 lugares. Outro dos elementos do projeto é o acolhimento da Casa do Conhecimento, um espaço da Universidade do Minho (UM), que Sérgio Humberto vê como “muito positivo” para a cidade.